
Numerosos testes demonstraram que é mais fácil controlar o eixo dianteiro do que o traseiro.Os pneus dianteiros desgastam-se em geral mais depressa do que os traseiros, principalmente nos carros de tracção dianteira, que representam a maioria dos veículos actuais.Pneus novos montados na frente :- O comportamento do carro se modifica, porque o equilíbrio FR/TR será invertido.O condutor, habituado com um carro com menos aderência na frente, será surpreeendido.- Numa estrada escorregadia, a traseira do veículo perderá a aderência antes da frente.O condutor não terá nenhuma possibilidade de controlar o eixo traseiro, e será tentado a reacelerar, o que amplificará o fenómeno de « peão ». Apenas um condutor muito experiente poderá sair desta situação perigosa...
Pneus novos montados atrás :- O comportamento do veículo será similar ao que o condutor já conhecia antes da mudança de pneus, pois o equilíbrio de aderência será similar.- A aderência do eixo traseiro será melhor, e o condutor poderá controlar e guiar o veículo sem problemas, desacelerando e girando o volante no sentido da curva.Para limitar os riscos, a Michelin aconselha, que se montem os pneus novos ou menos gastos atrás, com o fim de se obter:- melhor aderência em curvas- uma maior segurança
Nenhum comentário:
Postar um comentário