O Capitão Paul Watson,fundador da ONG Sea Shepherd foi preso ontem na Alemanha para extradição para a Costa Rica. A polícia alemã disse que o mandado de prisão contra o Capitão Watson é em resposta a uma suposta violação do tráfego de navios na Costa Rica, que ocorreu durante as filmagens de Sharkwater, em 2002.
O específico incidente “violação de navios em trânsito” ocorreu em alto-mar, em águas da Guatemala, quando a Sea Shepherd encontrou uma operação de remoção das barbatanas de tubarão ilegal, dirigida por um navio da Costa Rica chamado de Varadero.
Envolvidos hoje nesse “grande negócio”, atendendo à demanda crescente por barbatanas, cerca de 120 países, incluindo o Brasil, matam 70 milhões de tubarões por ano em todos os oceanos.
A pesca para obtenção das barbatanas de tubarão é uma ação predatória progressiva, constante e silenciosa. Clientes dos restaurantes de Hong Kong se deliciam com a sopa de barbatana.
É insustentável e está ameaçando seriamente a sobrevivência das populações de tubarões _ 43% das espécies de tubarões em nosso litoral já estão ameaçadas de extinção. Se nada for feito, dezenas de espécies, cujas populações declinaram em até 90% nos últimos 20 anos, estarão extintas nas próximas décadas.
A sociedade e nossos governantes precisam entender que os tubarões têm um valor intangível para a Natureza e para os seres humanos. Eles exercem um papel crucial na manutenção da saúde e do equilíbrio da vida nos mares. Sem esses guardiões dos oceanos, teremos um ambiente doente e frágil e os decorrentes desequilíbrios nos ecossistemas marinhos serão imprevisíveis e catastróficos para a humanidade. Mas o valor dos tubarões vivos vai além da questão puramente ecológica ou emocional.
Saiba mais - video humanos vs tubarões: http://www.youtube.com/watch?v=IyRM3vKG5TQ
Nenhum comentário:
Postar um comentário